• Apostolado FERR

A Bênção do Giz na festa da Epifania



Dentre as várias e belas bênçãos contidas no Rituale Romanum encontra-se uma especial para o dia da Epifania do Senhor, a Bênção do Giz para abençoar as casas na festa da Epifania do Senhor.


A bênção do Giz é feita com a fórmula própria Benedic, Domine Deus no Apêndice do Rituale Romanum (De Benedictionibus – non reservatae, n. 5), que é como segue:


V. Adiutorium nostrum in nomine Domini.

R. Qui fecit caelum et terram.

V. Dominus vobiscum.

R. Et cum spiritu tuo.

Bene+dic, Domine Deus, creaturam istam cretae: ut sit salutaris humano generi; et praesta per invocationem nominis tui sanctissimi, ut, quicumque ex ea sumpserint, vel ea in domus suae portis scripserint nomina sanctorum tuorum Gasparis, Melchioris et Baltassar, per eorum intercessionem et merita, corporis sanitatem, et animae tutelam, percipiant. Per Christum Dominum nostrum. R. Amen.

E asperge o Giz com água benta.


Tradicionalmente, com esse Giz bento deve ser escrito acima das portas a fórmula “C+M+B” (que significa “Christus Mansionem Benedicat” ou, como o próprio texto alude, os nomes dos três Reis Magos) entre os números do ano corrente.


Por exemplo: 20*C+M+B+20

O * significaria a estrela de Belém que guiou os santos Reis ao local em que se encontrava o Menino Deus, e as 3 + as três Pessoas Divinas que sempre se encontram juntas onde quer que uma delas esteja. Portanto, marcar a porta assim seria o mesmo que pedir que ali habitasse o Menino Jesus e, por isso, a própria Santíssima Trindade!



Pastoralmente falando, o sacerdote pode abençoar este Giz na igreja para todos os fiéis e, onde ele mesmo não puder ir, o próprio pai de família ou o que faz suas vezes faça a inscrição descrita acima sobre a porta de sua casa.


Quando o sacerdote vai em pessoa abençoar as casas leva esse Giz já bento, faz a inscrição como acima, e depois usa a formula própria Benedictio Domorum in Festo Epiphaniae descrita no Apêndice do Rituale Romanum (De Benedictionibus – non reservatae, n. 6).


Costumes piedosos como estes são importantes e ajudam a piedade popular, a piedade particular, sem falar que mostram que não é necessário buscar novidades estranhas ao espírito da Liturgia católica.




#epifania #bençaogiz #giz #bençaodascasas #6dejaneiro #reismagos #missatridentina #ritualeromanum

SIGA-NOS:

  • YouTube
  • Twitter ícone social
  • Pinterest
  • Facebook ícone social

© 2020 Apostolado FERR - Forma Extraordinária do Rito Romano