• Apostolado FERR

A Quinta-feira da I semana da Quaresma




COMENTÁRIOS LITÚRGICOS SOBRE A

QUINTA-FEIRA DA I SEMANA DA QUARESMA

O Ano Litúrgico

Dom Próspero Gueranger


A Estação se celebra hoje na Igreja de São Lourenço in Paneperna, uma das que a piedade romana erigiu em honra do mais célebre Mártir da Cidade Eterna.


COLETA

NÓS Vos pedimos, Senhor, olhai, benigno, para a piedade de vosso povo, a fim de que, todos os que mortificam o corpo com a abstinência, sejam fortalecidos na alma com o fruto das boas obras. Por Nosso Senhor.


EPÍSTOLA

Leitura do Profeta Ezequiel

NAQUELES dias, a palavra do Senhor me foi assim dirigida: De onde vem que entre Vós mudastes a parábola em provérbio, nas terras de Israel, dizendo: Os pais comeram uvas azedas e os dentes dos filhos se embotaram? Juro, diz o Senhor Deus, não passará entre vós essa parábola como provérbio, em Israel. Eis que todas as almas são minhas: tanto me pertence a alma do pai como a alma do filho. A alma que tiver pecado perecerá. Se um homem for justo e agir com equidade e justiça; se não comer o sacrifício nas montanhas e se não levantar os olhos para os ídolos da casa de Israel; se não fizer mal à mulher de seu próximo, nem se aproximar da mulher menstruada e não contristar ninguém; se restituir o penhor a seu devedor; se nada tomar de outrem, por violência; se partilhar seu pão com o que tem fome; se der vestimenta ao nú; se nada emprestar com usura e não receber mais do que emprestou; se desviar sua mão da iniquidade e se julgar com sabedoria, entre um homem e outro; se seguir os meus preceitos e observar os meus mandamentos para agir segundo a verdade, esse é justo e viverá muito seguramente, diz o Senhor onipotente.


CONVERSÃO DOS POVOS – Estas palavras do Profeta declaram-nos a maravilhosa misericórdia de Deus para com os gentios, que estão prestes a passar das trevas para a luz, pela graça do santo Batismo. Os Judeus tinham um provérbio favorito: “Os pais comeram uvas verdes, e prejudicados ficaram os dentes dos filhos” (Jr 31,29), mas Deus nos assegura, mesmo no Antigo Testamento, que pecados são pessoais, isto é, eles pertencem àquele que os comete, e a ninguém mais; de modo que, o filho de um pai perverso, se ele andar no caminho da justiça, encontrará misericórdia e salvação. Os apóstolos e seus discípulos pregaram o Evangelho aos gentios e os gentios foram obedientes ao chamado; eles eram filhos de idólatras, e ainda assim foram vistos reunindo-se na Fonte da regeneração, abjurando os maus caminhos de seus pais e tornando-se os objetos do amor de Deus. O mesmo aconteceu na conversão dos bárbaros do Ocidente; está acontecendo agora em nossos dias, entre nações infiéis; e muitos serão os Catecúmenos que, na próxima Páscoa, receberão o sacramento do Batismo.


A JUSTIÇA DE DEUS – Embora inocentes sofram consequências dos erros, crimes e pecados dos maus, na ordem moral cada indivíduo é tratado de acordo com seus próprios méritos ou deméritos; e como Deus não imputa a um filho virtuoso as iniquidades do pai, tampouco as virtudes do pai cobrem a iniquidade do filho. São Luís foi avô de Felipe o Belo e Luís XVI era neto de Luís XV; tais contrastes se encontram em muitas famílias. Diante do homem está a vida e a morte, o bem e o mal, e aquilo que ele escolher será dado a ele (Ecl 15,14-18). E, no entanto, tal é a misericórdia de Senhor nosso Deus que, se um homem tiver feito uma má escolha, mas depois rejeitar o mal e voltar-se para o que é bom, ele certamente viverá, e seu arrependimento lhe restituirá o que ele perdeu.


EVANGELHO

Continuação do santo Evangelho segundo São Mateus.

NAQUELE tempo, Jesus partiu dali e retirou-se para os lados de Tiro e Sidon. E eis que uma mulher Cananéia saiu dessas regiões e clamando, disse-Lhe: Tende piedade de mim, Senhor, Filho de Davi! Minha filha está muito atormentada por um espírito maligno. Ele não lhe respondeu palavra. Aproximando-se, seus discípulos O suplicavam, dizendo: Mandai-a embora, pois está a gritar atrás de nós. Respondendo, Ele disse: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Ela porém, chegou-se e O adorou, dizendo: Senhor, socorrei-me. Ao que Ele respondeu: Não está bem tomar o pão dos filhos e jogá-los aos cães. Disse ela no entanto: Sim, Senhor, mas também os cãezinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus donos. Então Jesus lhe respondeu com estas palavras: Ó mulher, grande é a tua fé; faça-se segundo tua vontade. E a filha dessa mulher ficou curada naquela mesma hora.


A ORAÇÃO INTENSA E PERSEVERANTE – Jesus fica admirado com a fé dessa mulher, por isso, Ele a elogia e desejaria que a imitássemos. E, no entanto, ela é uma pagã (não é do povo de Deus). Provavelmente ela tenha sido uma idolatra, mas o amor maternal a induziu a ir até Jesus e lançar-se aos Seus pés. Ela obtém dele a cura da filha e, sem dúvida, sua própria conversão. É uma ilustração da promessa consoladora que acabamos de ouvir do Profeta Ezequiel: há almas escolhidas em todas as raças, mesmo naquela amaldiçoada de Canaã. Nosso Senhor trata essa mulher com aparente aspereza, embora Ele pretenda dar o que ela pede: Ele queria sua fé fortalecida ao ser julgada e, pelo julgamento, ela merece ser recompensada. Vamos rezar durante estes dias da misericórdia com perseverante confiança. A filha desta mulher cananéia foi perturbada por um demônio, isto é, seu corpo estava possuído por um espírito maligno. Quantos não há, em todos os lugares na Igreja, cujas almas são presas de Satanás, por estarem em estado de pecado mortal! Eles estão conscientes de sua miséria? Eles imploram a nosso Senhor que tenha misericórdia deles e os livre? E se, a princípio, Ele adiar seu perdão, eles se humilham como esta mulher do nosso Evangelho que confessa ser merecedora desse desprezo com o qual Jesus parece tratá-la? Ovelhas perdidas da casa de Israel! faça bom uso deste período sagrado quando o seu Bom Pastor está tão perto. Antes que se passem quarenta dias, Ele será morto e o povo que o negar não será mais dele. Antes que quarenta dias se passem, estaremos celebrando o aniversário deste grande Sacrifício; e o pecador que não se converter do erro dos seus caminhos, e não recorrer a Jesus, como fez esta humilde mulher de Canaã, merecerá ser para sempre rejeitado. Vamos, então, nos dedicar à grande obra de nossa conversão e nos preparar para pedir o perdão. Tal é a generosidade de nosso Pai Celestial que, se desejamos com toda a sinceridade de nossa alma ser mais uma vez seus filhos fiéis, Ele nos dará mais do que as migalhas que caem de sua mesa; Ele nos dará Jesus, o Pão da Vida, penhor de nossa reconciliação!


ORAÇÃO

Oremos.

Humilhai as vossas cabeças diante de Deus.

CONCEDEI, Senhor, aos povos cristãos, que conheçam bem as verdades que professam e amem o Dom celestial que tantas vezes recebem. Por Nosso Senhor.




#gueranger #quaresma #anoliturgico #mulhercananeia #jesus

SIGA-NOS:

  • YouTube
  • Twitter ícone social
  • Pinterest
  • Facebook ícone social

© 2020 Apostolado FERR - Forma Extraordinária do Rito Romano