• Apostolado FERR

Decreto Quo magis: Concessão de novos Prefácios para a Missa Tridentina (português)





CONGREGAÇÃO PARA DOUTRINA DA FÉ

DECRETO


Tradução: Padre Mateus Mariano

No intuito de que a Forma Ordinária pudesse enriquecer ainda mais a Forma Extraordinária do Rito Romano, o Pontífice Bento XVI, em uma Carta a todos os bispos da Igreja Latina, no dia 7 de Julho de 2007[1], julgou por bem que alguns dos novos prefácios fossem inseridos no antigo missal.


Depois que a Pontifícia Comissão “Ecclesia Dei”, na instrução “Universae Ecclesiae” confirmou[2] esta proposição do papa, a mesma Comissão, seguindo a ordem de Bento XVI emanada na dita Carta e haurindo de fontes novas e antigas, procurou investigar qual seria o melhor modo de adaptar os prefácios no antigo Missal. Porém, essa investigação iniciada pela Pontifícia Comissão só foi levada a cabo pela Congregação para Doutrina da Fé, depois que o Sumo Pontífice Francisco, por meio de uma Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio no dia 17 de janeiro de 2019, transferiu todos os encargos da Comissão para esta Congregação[3].


Por esta razão, a Congregação para Doutrina da Fé, após ter consultado alguns institutos religiosos, sociedades de vida apostólica e especialistas ligados ao “uso antigo”, bem como o Excelentíssimo Cardeal Prefeito da Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, aprovou 7 prefácios, dispostos no exemplar anexo, e concede o uso desses a qualquer sacerdote ao celebrar o Sacrifício Eucarístico segundo as normas da Carta Apostólica “Summorum Pontificum” fazendo uso do Missal Romano de 1962, salvaguardando as rubricas anexas.


Tudo o que está estabelecido neste Decreto seja observado a partir do dia 19 de Março desse ano, na Festa de São José, Esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria, Confessor e Patrono da Igreja Universal, não obstante o contrário.


O Sumo Pontífice Francisco, em Audiência concedida do dia 5 de Dezembro de 2019, ratificou este Decreto e ordenou ao Arcebispo Secretário da Congregação que fosse publicado.


Dado em Roma, no Palácio da Congregação para Doutrina da Fé, no dia 22 de Fevereiro de 2020, na festa da Cátedra de São Pedro Apostolo.


Aloisio F. Card. LADARIA, S.I.

Prefeito da Congregação para Doutrina da Fé.


✠ Giacomo MORANDI

Arcebispo titular de Caeretanu

Secretário



Texto em latim

Nota da Congregação para a Doutrina da Fé


[1] Benedictus XVI, Epistula ad Episcopos ad producendas Litteras Apostolicas Motu Proprio datas, de Usu Liturgiæ Romanæ Instaurationi anni 1970 præcedentis, AAS 99 (2007), 798. [2] Pontificia Commissio “Ecclesia Dei”, Instructio ad exsequendas Litteras Apostolicas Summorum Pontificum a S. S. Benedicto PP. XVI Motu Proprio datas, AAS 103 (2011), 413-420, n. 25. [3] Franciscus, Litteræ Apostolicæ Motu Proprio datæ de Pontificia Commissione “Ecclesia Dei”, die 17 Ianuarii 2019.


#decreto #quomagis #formaextraordinaria #missatridentina #novosprefacios

SIGA-NOS:

  • YouTube
  • Twitter ícone social
  • Pinterest
  • Facebook ícone social

© 2020 Apostolado FERR - Forma Extraordinária do Rito Romano