• Apostolado FERR

"Deveríamos morrer no domingo e ressuscitar na segunda-feira" (Cura D'Ars)


Abbé A. Monnin

O ESPÍRITO DO CURA D'ARS

NOS SEUS CATECISMOS, HOMILIAS E CONVERSAÇÃO


PARTE I

O CURA D'ARS NOS SEUS CATECISMOS


CAPITULO VI

CATECISMO SOBRE A SANTIFICAÇÃO DO DOMINGO


Vós trabalhais, trabalhais, meus filhos, porém o que ganhais vos arruína a alma e o corpo. Se se perguntasse a esses que trabalham no domingo: "Que é que acabais de fazer?", eles poderiam responder: "Acabo de vender meu burro ao demônio, de crucificar Nosso Senhor e de renunciar ao meu batismo. Vou para o inferno... Terei que chorar toda uma eternidade por um nada..." Quando eu vejo uns que carregam no domingo, penso que carregam a sua alma para o inferno.


Oh! Como se ilude nos seus cálculos aquele que se afana no domingo, com o pensamento de que vai ganhar mais dinheiro ou fazer mais trabalho! Acaso um pouco mais de dinheiro poderá compensar o dano que ele causa a si próprio, violando a lei de Deus? Vós imaginais que tudo depende do vosso trabalho; vem, porém, uma doença, um acidente.. . É preciso tão pouca coisa! Uma tempestade, uma chuva de granizo, uma geada. Deus tem tudo nas mãos; pode vingar-se como quiser; meios não lhe faltam. Não é sempre Ele que é o mais forte? E não deve Ele permanecer o Senhor no fim?


Havia uma vez uma mulher que viera procurar o seu vigário e lhe pedir licença para apanhar o seu feno no domingo. "Mas, diz-lhe o vigário, não é necessário; o vosso feno não corre risco algum". A mulher insistiu, dizendo: "O sr. quer então que eu deixe morrer a minha colheita?" Foi ela quem morreu à tarde mesmo... Ela estava mais em perigo do que a sua colheita...


Trabalhai, não para a comida que perece, mas para a que dura para a vida eterna (Jo 6, 27). Que vos rende o haverdes trabalhado no domingo? Deixais bem a terra tal qual é quando vos ides embora; não levais nada. Ah! Quando se está apegado à terra, não é bom ir-se dela!...


O nosso primeiro fim é ir para Deus; só estamos na terra para isto.


Meus irmãos, deveríamos morrer no domingo e ressuscitar na segunda-feira.


O domingo é o bem de Deus; é o dia dele, o dia do Senhor. Ele fez todos os dias da semana; podia reservá-los todos para si; deu-vos, no entanto seis e reservou para Si apenas o sétimo. Com que direito tocais naquilo que vos não pertence? Sabeis que o bem roubado nunca aproveita. O dia que roubais ao Senhor tão pouco vos aproveitará. Conheço dois meios bem seguros de se ficar pobre: trabalhar no domingo e tomar o bem de outrem.




#catecismos #curadars #saojoaomariavianney #espiritodocuradars #domingo

SIGA-NOS:

  • YouTube
  • Twitter ícone social
  • Pinterest
  • Facebook ícone social

© 2020 Apostolado FERR - Forma Extraordinária do Rito Romano