• Apostolado FERR

Maria, Mãe de Misericórdia


Abbé A. Monnin

O ESPÍRITO DO CURA D'ARS

NOS SEUS CATECISMOS, HOMILIAS E CONVERSAÇÃO


PARTE I

O CURA D'ARS NOS SEUS CATECISMOS


CAPITULO V

CATECISMO SOBRE A SANTÍSSIMA VIRGEM


O Pai compraz-se em olhar o coração da Santíssima Virgem como a obra-prima das Suas Mãos; ama-se sempre a própria obra, sobretudo quando é bem feita; o Filho, como o coração de sua Mãe, fonte na qual hauriu o sangue que nos remiu; o Espírito Santo, como seu templo.


Os profetas publicaram a glória de Maria antes do seu nascimento; compararam-na ao sol. De fato, a aparição da Santíssima Virgem bem pode comparar-se a um belo sol num dia de névoas.


Antes da sua vinda, a cólera de Deus estava suspensa sobre as nossas cabeças como uma espada prestes a nos ferir. Logo que a Santíssima Virgem apareceu na terra, essa cólera foi aplacada... Ela não sabia que devia ser a Mãe de Deus, e, quando era pequena, dizia: “Quando verei essa bela criatura que deve ser a Mãe de Deus?”


A Santíssima Virgem gerou duas vezes, na encarnação e ao pé da cruz: é, pois duas vezes Nossa Mãe.


Compara-se com frequência a Santíssima Virgem a uma mãe, porém ela é ainda muito melhor do que a melhor das mães; porquanto a melhor das mães castiga às vezes o filho que lhe dá desgosto; bate-lhe mesmo; e julga fazer bem. Mas a Santíssima Virgem não faz assim: é tão boa que nos trata sempre com amor e nunca nos castiga.


O Coração dessa boa Mãe é só amor e misericórdia; Ela só deseja é ver-nos felizes. Basta só volvermo-nos para Ela para sermos atendidos...


O Filho tem a sua justiça, a Mãe tem só o seu amor.


Deus amou-nos até o ponto de morrer por nós; mas no Coração de Nosso Senhor há a justiça, que é um atributo de Deus; no da Santíssima Virgem há só a misericórdia... Seu Filho estava prestes a punir um pecador, Maria se lança, detém o gládio, impetra graça para o pobre culpado: "Minha Mãe, diz-lhe Nosso Senhor, eu não vos posso recusar nada. Se o inferno pudesse arrepender-se, Vós lhe alcançaríeis o perdão".


A Santíssima Virgem conserva-se entre seu Filho e nós. Quanto mais pecadores somos, tanto mais compaixão e ternura tem ela por nós. O filho que mais lágrimas custou a sua mãe é o mais caro ao coração desta. Uma mãe não corre sempre ao mais fraco e mais exposto? Um médico, num hospital, não tem mais atenção para os mais doentes?


O Coração de Maria é tão terno para nós, que o de todas as mães reunidas não passa de um pedaço de gelo ao pé do dela.


Vedes como a Santíssima Virgem é boa! O seu grande servo S. Bernardo dizia-lhe muitas vezes: Ave, Maria... Um dia essa boa mãe respondeu-lhe: Ave, meu filho Bernardo...


A Ave-Maria é uma oração que nunca fatiga.


Quando se fala dos objetos da terra, do comércio, da política... cansa-se, mas quando se fala da SS. Virgem, é sempre coisa nova.


A devoção à Santíssima Virgem é untuosa, doce, nutritiva.


Todos os santos têm grande devoção à Santíssima Virgem; nenhuma graça vem do Céu sem passar pelas Mãos Dela. Ninguém entra numa casa sem falar ao porteiro: pois bem! A SS. Virgem é a porteira do Céu.


Quando se quer oferecer alguma coisa a um grande personagem, faz-se apresentar esse objeto pela pessoa que ele prefere, a fim de que a homenagem lhe seja mais agradável. Assim as nossas preces, apresentadas pela Santíssima Virgem, têm merecimento muito maior, porque a Santíssima Virgem é a única criatura que nunca ofendeu a Deus. Só a Santíssima Virgem foi quem cumpriu o primeiro mandamento: Um só Deus adorarás e amarás perfeitamente. Ela o cumpriu integralmente... Tudo o que o Filho pede ao Pai lhe é concedido. Tudo o que a Mãe pede ao Filho lhe é igualmente concedido.


Quando as nossas mãos tocaram aromas, embalsamam tudo o que tocam; façamos passar as nossas preces pelas Mãos da Santíssima Virgem, e ela as embalsamará.


Eu penso que no fim do mundo a Santíssima Virgem estará bem tranquila; mas enquanto durar o mundo, ela será puxada para todos os lados... A Santíssima Virgem é como uma mãe que tem muitos filhos. Está continuamente ocupada em correr de um a outro.




#catecismos #curadars #saojoaomariavianney #espiritodocuradars #nossasenhora

SIGA-NOS:

  • YouTube
  • Twitter ícone social
  • Pinterest
  • Facebook ícone social

© 2020 Apostolado FERR - Forma Extraordinária do Rito Romano