• Apostolado FERR

Missa da Segunda-feira Santa




SEGUNDA-FEIRA DA SEMANA SANTA

Féria de I classe, paramentos roxos

Estação em Santa Praxedes

O salvador se prepara para sua Paixão (Cânticos). Enquanto Judas se resolve a trair Jesus, Maria Madalena unge o Mestre querido “para a sepultura”. Também nós podemos seguir o exemplo de Maria, ungindo os pés do Salvador, o que, no dizer de Santo Agostinho significa: “Cuidar dos pobres e levar uma vida santa”. A Santa Padroeira da igreja estacional é outro exemplo para nós, pois distribuiu todos os seus bens pelos pobres.


INTRÓITO

(Sl 34,1-3)

JÚDICA, Dómine, nocéntes me, expúgna impugnántes me: apprehénde arma, et scutum, et exsúrge in adjutórium meum, Dómine, virtus salútis meæ. PS. Effúnde frámeam et conclúde adversus eos, qui perseguúntur me: dic ánimæ mæ: Salus tua ego sum. – Júdica, Dómine.


JULGAI, Senhor, aos que me fazem mal; vencei aqueles que me combatem! Tomai as armas e o escudo, e erguei-Vos em meu auxílio, Senhor, minha força e minha salvação. SL. Tirai a espada e cortai a passagem aos que me perseguem. Dizei à minha alma: Eu sou a tua salvação. – Julgai, Senhor.


COLETA

DA, quǽsumus, omnípotens Deus: ut, qui in tot advérsis ex nostra infirmitáte deficimus: intercedénte unigéniti Fílii tui passióne respirémus: Qui tecum.


Ó DEUS onipotente, desde que nossa fraqueza sucumbe no meio de tantas adversidades, concedei-nos novo alento, Vos pedimos, pelos méritos da Paixão de vosso Filho Unigênito, que, sendo Deus, convosco vive e reina.


EPÍSTOLA

(Is 50,5-10)

Léctio Isaíæ Prophétæ.

IN diébus illis: Dixit Isaías: «Dóminus Deus apéruit mihi aurem, ego autem non contradíco: retrórsum non ábii. Corpus meum dedi persecutiéntibus, et genas meas velléntibus: fáciem meam non avérti ab increpántibus, et conspuéntibus in me. Dóminus Deus auxiliátor meus, ídeo non sum confúsus: ideo pósui fáciem meam, ut petram duríssimam, et scio, quóniam non confúndar. Juxta est qui justíficat me, quis contradícet mihi? Stemus simul, quis est adversárius meus? Accédat ad me. Ecce Dóminus Deus auxiliátor meus: quis est qui condémnet me? Ecce omnes quasi vestiméntum conteréntur, tinea cómedet eos. Quis ex vobis timens Dóminum, áudiens vocem servi sui? Qui ambulávit in ténebris, et non est lumen ei, speret in nómine Dómini, et innitátur super Deum suum.»


Leitura do livro do profeta Isaías.

NAQUELES dias, disse o profeta Isaías: o Senhor Deus abriu-me os ouvidos, e eu não resisti, não recuei. Apresentei meu dorso àqueles que me batiam, e minha face àqueles que me arrancavam a barba. Não protegi meu rosto contra os escarros e ultrajes. O Senhor Deus virá defender-me: por isso não senti vergonha; por isso tornei meu rosto duro como a pedra. Eu sei que não terei de envergonhar-me. Aquele que me justifica está perto: quem entrará em processo comigo? Compareçamos juntos! Quem possui um direito contra mim? Que ele venha: O Senhor Deus tomará a minha defesa: quem me condenará? Todos eles gastar-se-ão à semelhança de uma veste, a traça há de comê-los. Quem entre vós, teme o Senhor? E quem escuta a voz do seu servo? Aquele que caminha nas trevas, sem claridade alguma, confie no nome do Senhor, apoie-se em seu Deus!


GRADUAL

(Sl 34,23.3)

EXSÚRGE, Dómine, et inténde judicio meo, Deus meus et Dóminus meus, in causam meam. V. Effúnde frámeam, et conclúde advérsus eos, qui me persequúntur.


LEVANTAI-VOS, Senhor, vinde fazer justiça: defendei minha causa, ó meu Deus e Senhor! V. Tirai a vossa espada, e barrai-me o inimigo!


TRACTO

(Sl 102,10; 70,8-9)

DÓMINE, non secúndum peccáta nostra, quæ fécimus nos: neque secúndum iniquitátes nostras retribuas nobis. V. Dómine, ne memíneris iniquitátum nostrárum antiquárum: cito antícipent nos misericórdiæ tuæ, quia páuperes facti sumus nimis.

(Hic genuflectitur)

V. Adjuva nos, Deus salutáris noster: et propter glóriam nóminis tui, Dómine, líbera nos: et propítius esto peccátis nostris, propter nomen tuum.


SENHOR, não nos trateis segundo os pecados que cometemos, nem nos castigueis como merecem as nossas iniquidades. V. Senhor, não Vos recordeis de nossos antigos delitos. Venham depressa ao nosso encontro vossas misericórdias, porque fomos reduzidos à extrema miséria.

(Aqui todos se ajoelham)

V. Ajudai-nos, ó Deus, salvação nossa, e para glória de vosso Nome, livrai-me, Senhor; e perdoai-nos os nossos pecados, para honra de vosso Nome.


EVANGELHO

(Jo 12,1-9)

Sequéntia sancti Evangélii secúndum Joánnem.

ANTE sex dies Paschæ venit Jesus Bethániam, ubi Lázarus fúerat mórtuus, quem suscitávit Jesus. Fecérunt autem ei cœnam ibi: et Martha ministrábat, Lázarus vero unus erat ex dsicumbéntibus com eo. María ergo accépit libram unguénti nardi pístici pretiósi, et unxit pedes Jesu, et extérsit pedes ejus capollis suis: et domus impléta est ex odóre unguénti. Dixit ergo unus ex discípulis ejus, Judas Iscariótes, qui erat eum traditúrus: «Quare hoc unguéntum non vénit trecéntis denáriis, et datum est egénis?» Dixit autem hoc, non quia de egénis pertinébat ad eum, sed quia fur erat, et lóculos habens, ea, quæ mittebántur, portábat. Dixit ergo Jesus, «Sínite illam, ut in diem sepultúræ meæ servet illud. Páuperes enim semper habétis vobíscum: me autem non semper habétis.» Cognóvit ergo turba multa ex Judáeis, quia illic est: et venérunt, non propter Jesum tantum, sed ut Lázarum vidérent, quem suscitávit a mórtuis.


Continuação do santo Evangelho segundo São João.

SEIS dias antes da Páscoa, veio Jesus a Betânia, onde se achava Lázaro, que ele ressuscitara dos mortos. Ali, ofereceram-lhe jantar. Marta servia, e Lázaro estava entre os convivas. Maria tomou uma libra de perfume, de nardo puro e precioso, espalhou-o sobre os pés de Jesus, enxugou-os com os seus cabelos, e a casa se encheu com o cheiro do perfume. Judas, o Iscariote, um de seus discípulos, aquele que o devia entregar, disse então: “Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários, para dar aos pobres?” Não dizia isto por preocupar-se com os pobres, mas porque era ladrão e, tomando conta da bolsa, roubava o que ali se punha. Jesus disse então: “Deixai-a! Ela guardou este perfume para o dia da minha sepultura. Pobres, sempre os tereis entre vós; mas a mim, não me tereis para sempre!” No entanto, grande multidão de judeus soube que Jesus estava lá; vieram não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que ele ressuscitara dos mortos.


OFERTÓRIO

(Sl 142,9-10)

ERIPE me de inimícis meis, Dómine: ad te confúgi, doce me fácere voluntátem tuam: quia Deus meus es tu.


LIVRAI-ME de meus inimigos Senhor; junto de Vós me refugio; ensinai-me a fazer a vossa vontade, porque Vós sois o meu Deus.


SECRETA

HÆC sacrifícia nos, omnípotens Deus, poténti virtúte mundátos, ad suum fáciant purióres veníre príncipium. Per Dóminum.


Ó DEUS onipotente, como fomos purificados pela poderosa força deste Sacrifício, fazei que nos aproximemos cada vez mais puros d’Aquele que é o seu Autor. Por Nosso Senhor.


Prefácio da Santa Cruz.


COMUNHÃO

(Sl 34,26)

ERUBÉSCANT, et revereántur simul, qui gratulántur malis meis: induántur pudóre et reveréntia, qui malígna loquúntur advérsus me.


CUBRAM-SE de vergonha e de confusão todos os que se alegram de meus males. Sejam envergonhados e confundidos os que falam contra mim.


PÓSCOMUNHÃO

PRÁEBEANT nobis, Dómine, divínum tua sancta fervórem: quo eórum páriter et actu delectémur, et fructu.


VOSSOS santos Mistérios, ó Senhor, inspirem às nossas almas um fervor divino que nos faça encontrar as nossas delícias em sua celebração como em seus frutos. Por Nosso Senhor.


ORAÇÃO SOBRE O POVO

Oremus.

Humiliáte cápita vestra Deo.

ADJUVA nos, Deus, salutáris noster: et ad benefícia recolénda, quibus nos instauráre dignátus es, tríbue veníre gaudéntes.


Oremos.

Humilhai as vossas cabeças diante de Deus.

SOCORREI-NOS, ó Deus, nosso Salvador, e dai-nos a graça de celebrarmos com alegria o aniversário dos benefícios com que Vos dignastes regenerar-nos. Por Nosso Senhor.


Pode-se dizer:

V. Benedicámus Dómino.

R. Deo Grátias.


RECURSOS:

COMENTÁRIOS LITÚRGICOS: Dom Gueranger

Partes próprias da Missa: partituras

Sermão:

Meditação: 1 - Jesus é levado a Pilatos e a Herodes, e posposto a Barrabás

2 - Jesus preso à coluna e flagelado



#propriodamissa #semanasanta #paixao #missatridentina

SIGA-NOS:

  • YouTube
  • Twitter ícone social
  • Pinterest
  • Facebook ícone social

© 2019 Apostolado FERR - Forma Extraordinária do Rito Romano