• Apostolado FERR

Resposta da Ecclesia Dei (2)

Um Bispo pode cantar a Missa como um simples sacerdote?


A Santa Missa na Forma Extraordinária pode ser celebrada de modos diferentes no que diz respeito à solenidade das cerimônias. Sendo assim, temos uma primeira divisão no modo de celebrar a Santa Missa: Rezada ("privada" ou dialogada), Cantada (o sacerdote canta as partes que lhes são próprias) ou Solene (como na Cantada, mas é assistido por dois ministros sagrados, a saber, o Diácono e o Subdiácono). Entretanto no que diz respeito ao Pontífice (bispo), a Missa pode ser Rezada ("privada", dialogada, prelatícia, com Capelão) ou Solene Pontifical (o bispo canta as partes que lhes são próprias, assistido por um Presbítero Assistente, dois Diáconos do trono, um Diácono e um Subdiácono, sendo que pode fazê-lo sem os dois mencionados Diácono do trono). Portanto, como podemos perceber, para a Celebração Solene do Pontífice requer-se muitos ministros sagrados à disposição (que na maioria das vezes são Padres).


Ao que parece, surgiu a dúvida se um Bispo poderia celebrar a Missa Cantada (= Missa Solene) como um simples sacerdote (sem os ministros prescritos, como acima).


Uma vez consultada, a Pontifícia Comissão “Ecclesia Dei” (que é o órgão próprio da Santa Sé para estes assuntos) respondeu essa questão. Oferecemos aos nossos leitores esta resposta.


CARTA RESPOSTA (Tradução livre)


Prot. N. 39/2011L - ED 14 de junho de 2017

Caríssimo Senhor,

Esta Pontifícia Comissão agradece por sua Carta de 23 de Março de 2017 na qual foram levantadas várias questões relacionadas à possibilidade do Bispo celebrar uma Missa Cantada sem os ministros sagrados (a chamada "Missa Pontifical Cantada") de acordo com a Forma Extraordinária.


Em resposta, este Dicastério deseja sublinhar que, de acordo com o Motu Proprio Summorum Pontificum e a Instrução Universae Ecclesiae, os livros litúrgicos da Forma Extraordinária são os que estavam em vigor em 1962. Ditos livros não preveem a possibilidade de um Bispo celebrar a Missa Cantada sem a assistência dos ministros sagrados. Em vez disso, de acordo com esses livros, os Bispos podem celebrar a Missa Rezada (também conhecida como Missa Prelatitia) ou a Missa Pontifical com a assistência dos ministros sagrados necessários.


Esperando que o que dissemos acima responda suas perguntas, permanecemos com os melhores desejos de oração.

Sinceramente em Cristo,


O Secretário da Pontifícia Comissão “Ecclesia Dei”

PHILIPPINES




#ecclesiadei #paxvobis #missarezada #liturgia #formaextraordinaria #cartaresposta


SIGA-NOS:

  • YouTube
  • Twitter ícone social
  • Pinterest
  • Facebook ícone social

© 2019 Apostolado FERR - Forma Extraordinária do Rito Romano